sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

BUTÃO E A AGRICULTURA ORGÂNICA

Butão será o primeiro país do mundo que só permitirá agricultura orgânica

Reprodução
O ministro da agricultura, Pema Gyamtsho, ainda advertiu para os efeitos nocivos dos componentes químicos nos valores nutricionais de frutas e legumes e na contaminação das águas subterrâneas
22/01/2014
Da   
Butão, um país com cerca de 750 mil habitantes, se tornará, antes de 2020, o primeiro do mundo que produzirá todos os seus alimentos com práticas de agricultura ecológica.
O ministro da agricultura, Pema Gyamtsho, que também é agricultor, anunciou essa medida ao mundo na Cúpula Sobre o Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu na capital indiana, Nova Delhi. Ele também declarou que o desejo do país é exportar alimentos naturais para China, Índia e outros vizinhos continentais.
Nesta data estará proibido o uso de pesticidas e agrotóxicos químicos e os agricultores butaneses utilizarão em seu cultivo somente adubos orgânicos naturais, obtidos de seu gado. Grande parte da agricultura do país já é orgânica por conta do alto custo dos produtos artificiais e para a manutenção da qualidade do solo
O ministro ainda advertiu para os efeitos nocivos dos componentes químicos nos valores nutricionais de frutas e legumes e na contaminação das águas subterrâneas. Para que o prazo seja cumprido, a intenção do governo é aumentar as terras irrigadas e usar variedades de alimentos imunes a pragas.

Comentários

ORGÂNICOS

Este será em breve o primeiro mundo. Só depende da mudança dos paradigmas: os mais pobres em meios de produção, em capital, serão os mais ricos em consciência, em atitudes pró Planeta, em humanidade... em felicidade. 

ESSE PAÍS PARECE SER

Esse país parece ser maravilhoso. Gostaria que o nosso se aproximasse dos tantos bons exemplos que Butão traz em diversos setores, medidos pelo FIB (Felicidade Interna Bruta). Acho que o povo que lá habita tem um nível muito elevado... Parabéns para eles!

ORGÂNICOS

Porque no Brasil, orgânicos são tão caros? Será por causa do sistema capitalista, pq a meu ver jamais baixará o preço com muita produção num sítio, a menos que muitos estejam produzindo e haja concorrência - aí haverá interesse em plantar a baixo custo para a revenda? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário