sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

LEITE DE ALPISTE


Comida de passarinho serve para emagrecer? Pode apostar que sim. É isso que dizem aqueles que caíram nas graças do leite de alpiste. A sementinha mediterrânea têm feito sucesso por aqui e promete dar o que falar.

Leia também:
Dê adeus à chapinha! Aprenda a usar seu cabelo natural

Receita da barriga sarada de Renata Kuerten

Saiba como lavar seus cabelos corretamente
De acordo com a nutricionista Mariana Fróes, o leite de alpiste é rico em hidrato de carbono, proteínas, vitaminas do complexo B, vitaminas do complexo E. "Isso o transforma em um poderoso antioxidante", diz. A semente possui 16% de proteínas, que trabalham sobre as diferentes áreas do sistema digestivo. Além disso, contém 12 % de fibras, que facilitam os processos digestivos.
Mas suas propriedades também incluem ser um anti-inflamatório natural. E, já que as células de gordura são inflamatórias, o composto é apontado como aliado do emagrecimento. No entanto, a ajuda vem combinada com outros fatores. "O leite de alpiste sozinho não emagrece. Para conseguir um bom resultado o estilo de vida e da alimentação tem que mudar", observa Mariana.
Os especialistas dizem que o leite de alpiste, que também é conhecido como leite de enzima, é um grande aliado no combate ao colesterol. Além disso, é um potente diurético que age principalmente no fígado, pâncreas e rins. Funciona em casos de cistites, abundância de substâncias nitrogenadas no sangue, ácido úrico, gota, hipertensão arterial, edemas, retenção de líquidos, gastrites e úlcera do estômago.
Cientistas da Universidade do México analisaram as propriedades do alpiste e chegaram à conclusão de que ele também tem a capacidade de recarregar e curar o organismo humano. Lá eles ainda encontraram um número significativo de proteínas em um copo de 200 ml desse leite. Elas são as responsáveis pelos ganhos de força e massa muscular magra.
Como preparar o leite de alpiste

Coloque cinco colheres de alpiste em um copo com água. Deixe de molho na geladeira por 24 horas. No dia seguinte, coe a água e a substitua por um litro de água filtrada ou fervida. Bata no liquidificador por, aproximadamente, quatro minutos. Coe e beba em jejum 20 minutos antes das refeições.
O ideal é consumir de dois a três copos por dia, sempre sem adoçar. Não é indicado guardar o preparo: fez, é hora de consumir, ok?

OS BENEFÍCIOS DO MIRTILO

Blueberry... Talvez assim você não ligue o nome à fruta, mas com tradução tudo fica mais fácil: mirtilo. Aí, você se pergunta: e daí? São frutinhas um tanto quanto difíceis de serem encontradas. Mas quem acha leva para casa um verdadeiro baú com um tesouro chamado antocianinas.

Leia também:
Abóbora: benefícios da casca à semente
Suco Detox – Elimine toxinas e gorduras com suco à base de frutas, legumes e verduras
Banana possui uma penca de benefícios para a saúde

Sim, as antocianinas são o grande segredo escondido dentro do grupo das berrys, como o mirtilo. Elas são compostos responsáveis pela coloração das frutas, que possuem nuances que vão desde o rosa ao roxo-azulado. E mais: elas são um poderoso antioxidante.

A cor
A coloração roxo azulada do mirtilo está relacionada à prevenção e melhora de muitas enfermidades corporais, entre elas estão a obesidade, pressão alta, diabetes/ resistência à insulina, colesterol ou triglicérides alto, a saúde dos olhos (prevenção de glaucomas e cataratas), inflamação corporal de uma forma geral. "Devido seu alto poder antioxidante, as antocianinas são capazes de diminuir a inflamação das células beta, as células do pâncreas responsáveis pela secreção e liberação da insulina", explica o nutricionista Bruno Cavicchio.
E, todo mundo sabe que a glicose em excesso em no sangue nos confere o quadro de resistência à insulina ou de diabetes. "As antocianinas são capazes de estimular a secreção de substâncias em seu corpo que são chamadas de secretagogos. Estes, por sua vez, são responsáveis por estimular a liberação de algum hormônio. No caso a insulina. Desta forma conferem uma ajuda ao sistema anti-inflamatório do corpo, favorecendo a melhora de quadros como a resistência à insulina, retenção de líquidos (consequentemente pressão alta), dores articulares, mau humor, depressão, melhora a qualidade da pele, reduz a celulite, entre outras várias funções", pontua o especialista.
A presença destes compostos em na alimentação diária pode auxiliar bastante aqueles que estão querendo perder peso. "Eles promovem a diminuição do tecido gorduroso e o auxílio no restabelecimento do centro da fome. Desta forma ajudando na prevenção e no emagrecimento saudável", ressalta Bruno. E mais: a frutinha não é nada calórica: 100 gramas possuem cerca de 32 kcal.

Bomba de nutrientes
E quem inclui o mirtilo na alimentação está consumindo uma bomba de nutrientes: o fruto é conhecido pela sua riqueza em vitaminas A, B, C e PP, e possui, ainda, sais minerais, como magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, além de açúcares, pectina, tanino, ácidos cítrico, málico e tartárico.
Os benefícios citados acima não são os únicos. Estudos dão conta de que a pequena frutinha pode tem propriedades antisséptica, antidiarreica e anti-hemorrágica. Na Tuft's Universidade de Boston, pesquisas mostraram que ele é capaz de reparar os danos causados pelo envelhecimento no cérebro. Por causa disso, é componente obrigatório na dieta dos astronautas da NASA. Contribuem também para tratar constipações, atonia intestinal e problemas circulatórios.
Aparelhos urinário e digestivo também se beneficiam das propriedades do mirtilo. Em forma de chá, a fruta ajuda a prevenir e a tratar infecções como a cistite. A ação antibacteriana estende-se também a problemas relacionados com o aparelho digestivo. Por isso, o mirtilo é indicado para alívio de inflamações da boca e pode contribuir para o tratamento e prevenção da colite, diarreias e gases intestinais.

Memória potente
O uso do mirtilo também está associado à melhora da memória e da coordenação motora, afetadas por doenças de caráter degenerativo como o Mal de Alzheimer. A fruta também protege o cérebro dos efeitos de deterioração associados à essa doença. De quebra, ainda são excelentes antídotos para a depressão.
Já que na época do Natal os mirtilos são mais fáceis de serem encontrados, aproveite a oportunidade e leve saúde in natura para casa! Elas podem acompanhar cereais ou outras frutas em uma bela salada, sorvetes, iogurtes ou serem aproveitadas na forma de sucos, vitaminas, smoothies ou shakes, recheios de tortas, bolos e geleias. Na versão congelada ainda possuem duas vantagens: têm a ação antioxidante preservada e podem ser usadas o ano todo!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

BUTÃO E A AGRICULTURA ORGÂNICA

Butão será o primeiro país do mundo que só permitirá agricultura orgânica

Reprodução
O ministro da agricultura, Pema Gyamtsho, ainda advertiu para os efeitos nocivos dos componentes químicos nos valores nutricionais de frutas e legumes e na contaminação das águas subterrâneas
22/01/2014
Da   
Butão, um país com cerca de 750 mil habitantes, se tornará, antes de 2020, o primeiro do mundo que produzirá todos os seus alimentos com práticas de agricultura ecológica.
O ministro da agricultura, Pema Gyamtsho, que também é agricultor, anunciou essa medida ao mundo na Cúpula Sobre o Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu na capital indiana, Nova Delhi. Ele também declarou que o desejo do país é exportar alimentos naturais para China, Índia e outros vizinhos continentais.
Nesta data estará proibido o uso de pesticidas e agrotóxicos químicos e os agricultores butaneses utilizarão em seu cultivo somente adubos orgânicos naturais, obtidos de seu gado. Grande parte da agricultura do país já é orgânica por conta do alto custo dos produtos artificiais e para a manutenção da qualidade do solo
O ministro ainda advertiu para os efeitos nocivos dos componentes químicos nos valores nutricionais de frutas e legumes e na contaminação das águas subterrâneas. Para que o prazo seja cumprido, a intenção do governo é aumentar as terras irrigadas e usar variedades de alimentos imunes a pragas.

Comentários

ORGÂNICOS

Este será em breve o primeiro mundo. Só depende da mudança dos paradigmas: os mais pobres em meios de produção, em capital, serão os mais ricos em consciência, em atitudes pró Planeta, em humanidade... em felicidade. 

ESSE PAÍS PARECE SER

Esse país parece ser maravilhoso. Gostaria que o nosso se aproximasse dos tantos bons exemplos que Butão traz em diversos setores, medidos pelo FIB (Felicidade Interna Bruta). Acho que o povo que lá habita tem um nível muito elevado... Parabéns para eles!

ORGÂNICOS

Porque no Brasil, orgânicos são tão caros? Será por causa do sistema capitalista, pq a meu ver jamais baixará o preço com muita produção num sítio, a menos que muitos estejam produzindo e haja concorrência - aí haverá interesse em plantar a baixo custo para a revenda?