domingo, 16 de junho de 2013

TIPOS DE ALIMENTAÇÃO

                                                                            ONÍVORO
 É aquele que se alimenta, de tudo o que é lhe servido, sem questionar nada, sem nenhum critério, apenas para sua satisfação gustativa, seu paladar está deteriorado, e perdeu o gosto natural dos alimentos.

                                                                      CRUDIVORISMO
 É aquele que se alimenta só de coisas cruas, não aceitando o fogo na modificação e textura das mesmas.

                                                                      FRUGIVORISMO
 É aquele que se alimenta só de frutas, conquistou uma certa liberdade em relação ao preparo do alimento, porém leva uma vida mais contemplativa, pois as frutas expandem sua percepção das coisas da vida, mas lhes tiram o pé do chão, levando uma vida com mais sonhos e menos realizações.

                                                                    VEGETARIANISMO
 São pessoas que se alimentam de frutas, legumes, verduras, cereais, oleaginosas (castanhas em geral, gergelim, linhaça, etc) leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas, grão de bico, etc), e todo tipo de alimentos vegetais, aceitando apenas o mel como produto animal; excluindo carnes, frutos do mar, laticínios, ovos.

                                                               LACTOVEGETARIANOS
 São pessoas iguais as vegetarianas, só que incluem em seu cardápio os laticínios.

                                                           OVOLACTOVEGETARIANOS
 São pessoas iguais as lactovegetarianas, incluindo também os ovos em seu cardápio.

                                                                           VEGANOS
 São pessoas iguais as vegetarianas, excluindo o mel, que por questões éticas, acham que o mel é o alimento das abelhas na época do inverno; e também não aceitam pesquisas científicas com animais, não usam nada de peles, couros, nenhum produto de origem animal em suas vestimentas.

                                                                     MACROBIÓTICA
 Do grego, macro = grande, bio = vida, significa técnica de longa vida, dieta baseada no equilíbrio dos elementos químicos sódio (na), e potássio (k), na proporção de 1 sódio para 5 potássios, proporção essa que não dá condições de sobrevivência para os micro organismos causadores das doenças, sendo que o arroz integral contém exatamente essa proporção, por isso ele é a base dessa alimentação.
 Fundamentada também nos princípios do Taoísmo, yin/yang, que é a dualidade do universo, onde o yin corresponde a: (expansão, força centrífuga, força essa que vai para fora, a noite, ao frio, a mulher, a lua, as frutas, a água, ao açúcar, as cores roxas e frias, a inércia, aos sonhos, e mais uma infindável série de coisas).
 E o yang corresponde a: (contração, força centrípeta, força essa que vai para o centro, ao dia, ao calor, ao homem, ao sol, aos cereais, ao sal, ao fogo, as cores vermelhas e quentes, a ação, etc...).
 As forças yin/yang, são antagônicas e complementares, por exemplo, quem come carne (yang), tem depois muita atração de comer doce (yin), uma mulher de estatura baixa (yang), geralmente sente atração por um homem de estatura alta (yin), apesar da mulher ser caracterizada pela força yin, ela por ser baixa tem uma estrutura yang, e o homem vice versa.
 Mais adiante darei mais exemplos  dessas duas forças.